Olá!!!

Certamente você está se perguntando, o que é o Planeta Pele?... Um conceito! Realmente procuramos colocar nossos objetivos em uma marca que expressasse nossos valores. Nosso azul atrai bons fluídos que além de acalmar a alma, nos faz meditar e acreditar que donos do nosso destino, podemos torná-lo melhor. O verde retrata a natureza e estimula a saúde, contribuíndo para o equilíbrio físico, mental e espiritual. Nossas linhas retas trazem consigo a ideia do dinamismo de propósitos e da energia transformadora. As curvas simbolizam a beleza e o movimento em expansão. Ah!... A borboleta, esta tem um significado todo especial. A transformação, o recomeço de uma nova vida e de um novo tempo. Venha, e se torne um agente multiplicador, cultive e amplie valores.



Calfa e Mmaciel.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Distúrbios psicológicos & Lesões cutâneas.

Muitos distúrbios psico-emocionais podem levar a lesões na pele, sendo que a maioria delas são alto provocadas e dependem de uma abordagem psiquiátrica e terapêutica adequada. O grande problema é que muitas vezes estes pacientes resistem em aceitar que precisam de tratamento especializado e acabam por manter os danos e suas lesões por um longo tempo. Citaremos alguns tipos como forma de orientar e quem sabe clarear as possibilidades de diagnóstico e tratamento para alguns. 

- Síndrome Dismórfica Corporal: Acomete mais mulheres jovens, solteiras e infelizes. A paciente acredita ter uma imagem distorcida junto as outras pessoas, que passam a vê-la diferente e isto passa a se torna uma obsessão. A uma grande angústia da paciente quanto a apresentação pessoal o que tange a peso, cabelo, rugas, pelos, sudorese e/ou características genitais.

- Parasitoses fictícias: Acomete mais adultos e pode durar anos. O paciente apresenta dor e parestesias - alterações da sensibilidade na pele- com várias lesões na pele, como escoriações, que acredita ser uma infestação parasitária. Os pacientes chegam a usar as unhas ou instrumentos para retirar os parasitas. Outras causas de prurido -coceira- devem ser afastadas.

- Escorações neuróticas: Acomete mais em mulheres entre a 3a e 4a décadas de vidas. Ocorrem após um evento ou estresse crônico. As lesões alcançam áreas em que as mãos podem atingir. O prurido deve ser uma causa a se diferenciar.

- Tricotilomania é o hábito compulsivo de arrancar os pelos. Pode afetar qualquer área, mais comum no couro cabeludo  ou barba. O tratamento passa pelo uso de antidepressivos e psicoterapia.

- Síndromes factícias: São lesões na pele autoinfringidas, o termo factícias significa "artificiais". Ocorre mais em adultos jovens mulheres. As lesões consistem em cortes e/ou úlceras de formato linear, bizarro ou geométrico, com uma ou várias lesões. Uma biópsia da lesão pode ser realizada fins afastar outras causas. Transtornos de personalidade e/ou estresse psicossocial ou doença psiquiátrica são observados. A doença pode durar anos e uma abordagem psiquiátrica deve ser instituída.

Fonte: Dermatologia de Fitzpatrick, 6a edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário